Sincronize com a notícia

VERANICO DEIXA A TEMPERATURA 5ºC ACIMA DA MÉDIA NO RS A PARTIR DESTA TERÇA

Um calor fora de época começa a se estabelecer sobre o Brasil, com influências sobre o Rio Grande do Sul. A terça-feira (06) terá o típico clima do veranico e será marcada por um padrão de tempo seco e temperatura acima da média na maior parte do Estado. 

Os gaúchos devem ter uma tarde com índices de 5ºC ou mais acima da média para esta época do ano. Na Fronteira Oeste e parte do Sul, não dever ser tão quente. As temperaturas variam entre 3ºC e 5ºC acima do esperado.

Em São Borja, por exemplo, os termômetros podem chegar aos 30ºC. Em Estrela, Arroio do Meio e Itaqui, as máximas podem atingir os 29ºC. Já em Porto Alegre, a temperatura varia entre 18ºC 26ºC.

A condição irá predominar sobre a maior parte do território gaúcho, pelo menos, até sexta-feira (09), motivada por um bloqueio atmosférico

Chuva na faixa Oeste

Além do calorzinho fora de época, a chuva continua presente sobre parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, concentrada na faixa Oeste, na região das Missões e Centro. No restante do Estado, o sol predomina ao longo do dia, com variações de nebulosidade, mas sem previsão de instabilidade. 

De acordo com a Climatempo, são esperadas pancadas isoladas, que poderão ser fortes, especialmente na porção Oeste, Missões e no Sul. Já na área central, será menos intensa.

Alegrete deve registrar os maiores acumulados, com 23 milímetros previstos. Para Itaqui, são esperados cerca de 20 milímetros, enquanto em Barra do Quaraí e Maçambara, 19 milímetros.

Na quarta-feira (07), está previsto o avanço de uma nova frente fria, o que vai aumentar a chuva na metade sul do Estado. O risco de pancadas fortes cresce a partir da tarde e não se descarta a ocorrência de temporais. 

O que é o veranico?

Fenômeno meteorológico comum em regiões como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o veranico é um período de estiagem acompanhado por calor intenso e baixa umidade, ocorrido em estação chuvosa ou em pleno inverno. 

Quando acontece, sua presença está associada às massas de ar seco e quente, ocasionadas por sistemas de alta pressão atmosférica. Com isso, o movimento de ar dificulta a formação e o desenvolvimento de nuvens.


Fonte: GZH