Sincronize com a notícia

ÚLTIMA SEMANA DE AGOSTO SERÁ FRIA, MAS COM TEMPO FIRME NO RS

A última semana do mês de agosto será de frio atípico para a época do ano no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (27), há a possibilidade de geada em diferentes regiões do Estado. O vento muda a partir de quarta (28), e a temperatura deve começar a subir gradualmente.
Depois da última semana, que teve calor, chuva e chegada de frente fria, os próximos dias terão um tempo mais estável. A frente fria que atuou no Estado já se deslocou para o Centro-Oeste do país, mas apesar disso, as temperaturas seguem baixas no início da semana, com mínimas de 6ºC em Porto Alegre, 2ºC em Bagé e 0ºC em Erechim, por exemplo. As máximas não passam de 15ºC em todo o Estado.
Conforme o meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges, há previsão para geada ampla. O fenômeno deve ser registrado na faixa Norte, Missões, Central, Vales, Oeste e região da Campanha.
Na faixa leste do Estado não há condição para geada na segunda-feira (26), devido à umidade característica da região litorânea que não facilita a ocorrência de geada. Por outro lado, haverá uma nebulosidade mais elevada e ventos mais intensos entre Torres e Chuí. O meteorologista explica a condição:
— É porque há um ciclone bem lá no mar, deslocado. E ele tem essa característica de deixar o vento bem intenso, principalmente nas regiões litorâneas. Então, a gente deve ter um mar bem agitado em toda a faixa litorânea do RS. Deve ter ventos variando entre 50 e 70 quilômetros por hora ao longo de toda essa segunda-feira.
Na terça (27), o ciclone se afasta mais, o mar do litoral gaúcho se acalma e o tempo segue sem muitas alterações, apenas com temperaturas levemente mais altas. Mas é na quarta-feira (28) que os gaúchos vão sentir mais esse aumento gradual da temperatura. A máxima é de 21ºC em Porto Alegre, seis graus a mais do que no início da semana.
A elevação da temperatura acontece em virtude do vento que atua no Estado. De acordo com Borges, o vento começa a mudar e vir da direção Norte, o que traz calor da região central brasileira.
Somente na quinta-feira (29) é que há uma certa instabilidade no RS. A partir da noite, na região da Campanha e Sul, há possibilidade de chuva. Nas demais regiões, o tempo segue firme.