Sincronize com a notícia

TEMPO INSTÁVEL PREDOMINA NO RIO GRANDE DO SUL NESTA SEXTA-FEIRA

A sexta-feira (19) será, mais uma vez, de tempo instável, por conta da passagem de uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical que pode se formar no oceano. No entanto, a baixa pressão que pode gerar o fenômeno é fraca e não trará impactos sérios.

No Sul, haverá bastante nebulosidade e chuva de fraca a moderada intensidade. Na Região Central, na Fronteira Oeste, na Região Metropolitana, no Vale do Rio Pardo e no Vale do Taquari, o sol aparece em grande parte do dia, mas pode ocorrer chuva isolada.

As Missões, o Norte e a Serra seguem essa mesma previsão, mas a chuva é acompanhada de raios. Segundo a Climatempo, há possibilidade de ocorrer temporais isolados no Norte e na Serra, por conta do vento úmido que sopra em direção à baixa pressão do oceano. Já no Sul e no Litoral Sul, os temporais podem ocorrer pela presença de uma frente fria que passa pela região entre a tarde e a noite.

Os maiores volumes de chuva ocorrem na Região Norte: 32 milímetros. Em Planalto, por exemplo, esse valor representa quase 20% do esperado para o mês de janeiro inteiro no município.

No que diz respeito à temperatura, a máxima do Estado, 34ºC, será registrada em Quevedos e Pinhal Grande, na Região Central, em Novo Tiradentes, no Norte, e em Alto Feliz, no Vale do Caí. Já a mínima ocorre em São José dos Ausentes, na Serra: 15ºC. Em Porto Alegre, os termômetros oscilam entre 22ºC e 31ºC.

No sábado (20), o sol volta a aparecer em todo o território gaúcho. Na Região Central e na Fronteira Oeste, o tempo fica firme ao longo do dia. Porém, a circulação de vento do mar para o continente, além de uma área de alta pressão que estará no sul do Estado, contribui para a formação de nebulosidade e chuva no Rio Grande do Sul.

Dessa forma, podem ocorrer pancadas isoladas de chuva no Sul, no Vale do Rio Pardo, no Vale do Taquari, na Região Metropolitana, na Serra, no Norte e nas Missões. No Litoral Sul e na Campanha, haverá rajadas de vento soprando de maneira intensa.

A temperatura máxima do Estado, 32ºC, ocorre em Novo Tiradentes, no Norte. A mínima, 13ºC, será registrada em Pedras Altas, no Sul. Na Capital, a amplitude térmica será entre 22ºC e 27ºC.


Fonte: GZH