Sincronize com a notícia

SEXTA-FEIRA SERÁ DE TEMPO INSTÁVEL E SENSAÇÃO DE ABAFAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL

Nesta sexta-feira (23), o tempo é instável em todo o Rio Grande do Sul. Uma frente fria se aproxima do território gaúcho, porém, a temperatura se eleva e a sensação será de abafamento. A previsão é de pancadas de chuva à tarde em todas as regiões, acompanhadas por raios e trovoadas.
O abafamento ocorre devido à uma situação de pré-frontal, fenômeno que antecede a chegada de uma frente fria e é caracterizado pela pressão que o ar polar exerce sobre o ar quente, gerando ainda mais aquecimento.
Mesmo com a instabilidade presente em todo o Estado, os volumes previstos de chuva são baixos. São esperados 10 milímetros em quase todas as regiões, com exceção da Fronteira Oeste, do Sul e do Litoral Norte, onde os acumulados ficam entre três e cinco milímetros. Em Porto Alegre, o volume previsto é de 10mm, equivalente a 7% da média esperada para esta época.
A mínima do RS está prevista para São José dos Ausentes, na Serra: 14ºC. À tarde, a máxima ocorre em Alto Feliz, no Vale do Caí: 37ºC. Em Porto Alegre, a variação térmica será de 21ºC a 34ºC.
No sábado (24), a instabilidade continua no RS. A condição é de chuva forte, a qualquer momento, no Sul e na Região Central, devido a entrada de rajadas de vento marítimo no continente. Na Região Metropolitana, no Norte e no Noroeste, a chuva ocorre no final do dia.
A mínima do sábado ocorre, novamente, em São José dos Ausentes, na serra gaúcha: 14ºC. Já a máxima será registrada pelos termômetros de Novo Tiradentes, no Norte: 36ºC. Na Capital, a amplitude térmica será de 23ºC a 32ºC.