SEXTA-FEIRA SERÁ DE INSTABILIDADE COM TERMÔMETROS ALCANÇANDO ATÉ 42ºC
A sexta-feira (15) será mais um dia de calor e instabilidade no Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, pancadas de chuva forte, com raios e trovoadas, são esperadas em quase todo território gaúcho. A exceção é o Noroeste, onde o tempo fica estável. Na Região Metropolitana, a chuva aparece de maneira isolada. Não há, no entanto, queda das temperaturas após as pancadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de onda de calor que abrange todo o Estado. O aviso começou a valer nesta quinta-feira às 12h e se estende até as 19h de domingo (17). No último dia de alerta, os termômetros do Rio Grande do Sul alcançarão os 43ºC nas cidades de Quevedos e Pinhal Grande, na Região Central, e Alto Feliz, no Vale do Caí.
Diferentemente de outros Estados do país que sofreram com ondas de calor em 2023, no Rio Grande do Sul a chuva acompanha as altas temperaturas. Segundo os meteorologistas, isso ocorre por causa da umidade, intensificada pela área de alta pressão, reforçando o transporte de ar quente e úmido.
Os maiores volumes de chuva serão registrados nas regiões Central, como em Lavras do Sul, Campanha, como Bagé, e Sul, como em Jaguarão, locais onde choverá 32 milímetros. Na cidade de Bagé, esse valor representa 30% da chuva prevista para o mês de dezembro inteiro no município.
Ao longo do dia, a temperatura continua alta em todo o Rio Grande do Sul. A máxima do Estado será de 42ºC e ocorre em Alto Feliz, no Vale do Caí, enquanto a mínima, 13ºC, será registrada em São José dos Ausentes, na Serra. Já os termômetros de Porto Alegre variam entre 25ºC e 39ºC.
No sábado (16), ainda haverá instabilidade em quase todo território gaúcho. A exceção é o Sul, onde o tempo fica estável ao longo do dia. No Litoral Norte, a chuva deve aparecer de maneira rápida e irregular, enquanto nas demais regiões ocorrem pancadas de chuva isoladas, principalmente, no período da tarde.
O calor fica forte no fim de semana, quando a máxima do Estado será de 41ºC, novamente em Alto Feliz, no Vale do Caí, e a mínima, 13ºC, será registrada, mais uma vez, em São José dos Ausentes, na Serra. Na Capital, a variação térmica será entre 25ºC e 38ºC.
Por conta do calor extremo, é indispensável o uso de protetor solar, bonés ou chapéus e até camisetas de manga comprida, com proteção ultravioleta.
Para quem faz exercícios ao ar livre, os cuidados são ainda mais necessários. A indicação é planejar o horário, evitando a faixa entre 10h e 16h, que é quando o sol está mais forte, e buscando locais na sombra sempre que possível. Também é fundamental usar roupas leves.
Nesses casos, o filtro solar deve ser aplicado ainda em casa, entre 30 e 40 minutos antes da exposição, para que seja bem absorvido. Analupe Webber, dermatologista e diretora da seção Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RS), indica protetores específicos para esportistas por serem mais aderentes e durarem mais.
Fonte: GZH