Sincronize com a notícia

SÁBADO TERÁ CHUVA EM QUASE TODO O RS, MAS SOL APARECE EM ALGUMAS REGIÕES NO DOMINGO

O fim de semana no Rio Grande do Sul deve ser marcado por tempo instável, de acordo com a Climatempo. No sábado (09), chove pela manhã no Litoral Sul, nas regiões Central e Sul, e em alguns pontos isolados da Campanha e da Fronteira Oeste. Nas demais áreas, como no Vale do Taquari — região mais prejudicada após as enchentes do início da semana —, a precipitação ocorre ao longo do dia.

Os maiores acumulados estão previstos para cidades do norte gaúcho, como Três Arroios e Severiano de Almeida: 30mm (em torno de 17% do volume previsto para o mês). No Vale do Taquari, a previsão é de 15mm de chuva (cerca de 8% do volume esperado para setembro). Em Porto Alegre, deve chover em torno de 24mm (em torno de 10% do esperado para o mês).

Pouca coisa muda na temperatura. Ao amanhecer, Pedras Altas, no sul gaúcho, marca a mínima do dia: 3°C. À tarde, os termômetros de Vicente Dutra e Novo Tiradentes, ambas na Região Norte, registram 27°C, a máxima do RS. Na Capital, a variação térmica fica entre 10°C e 17°C.

No domingo (10), segundo os meteorologistas, o tempo volta a ficar firme, com o sol aparecendo entre nuvens, na metade sul do Estado. No entanto, na Metade Norte, há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada, entre a tarde e a noite — sem grandes acumulados.

Nas primeiras horas de domingo, Caçapava do Sul, na Campanha, marca 5°C, a temperatura mínima do RS. Já a máxima, 30°C, está prevista, mais uma vez, para Vicente Dutra e Novo Tiradentes, ambas no norte gaúcho. Os termômetros de Porto Alegre vão de 12°C a 23°C.

Projeção de chuva intensa

A meteorologista da Climatempo Fabiana Weykamp diz que, na segunda-feira (11), apesar do tempo firme e ensolarado em praticamente todas as regiões, uma frente fria avança pelo território gaúcho, provocando chuva forte, raios, trovoadas e rajadas de vento de até 100 km/h, especialmente na Metade Sul. A partir de terça (12), os temporais se espalham por todo o Estado.

— Infelizmente, as projeções são bastante preocupantes. Uma área de baixa pressão atmosférica se desloca sobre o Rio Grande do Sul na quarta-feira (13), dando origem a um novo ciclone extratropical e a uma nova frente fria. Por causa disso, a chuva será intensa e são esperados grandes acumulados. Além disso, deve-se atentar para queda de galhos e árvores em virtude da ventania — alerta a meteorologista.


Fonte: GaúchaZH