RS VOLTA A TER ALERTA PARA TEMPESTADE NESTA QUARTA-FEIRA
A previsão é de tempo instável em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (02). A chuva volta a se espalhar pelo território gaúcho, aumentando novamente o risco para temporais.
O dia amanhece com possibilidade de chuva forte na Fronteira Oeste, Campanha e Região Sul, onde são esperados os maiores acumulados ao longo da quarta-feira. A partir da tarde, a precipitação ganha força nas demais regiões.
Conforme o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMET/UFPEL), esse cenário está sendo influenciado pela formação de um novo centro de baixa pressão no Oceano Atlântico, próximo à costa do Estado. Esse sistema é capaz de impulsionar a condição de pancadas de chuva e trovoadas.
Alertas do Instituto Nacional de Meteorologia
Há três alertas de tempestade, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para a quarta-feira. Dois foram classificados como “perigo potencial”, de risco moderado, e “perigo”, com risco mais alto.
Perigo potencial na faixa Sul – alerta amarelo
A partir da 1h da madrugada de quarta-feira até, pelo menos, às 11h, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm ao dia. Além disso, há a possibilidade de ventos intensos, entre 40 a 60 km/h, e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Aviso é válido para região sul do Estado, além de áreas da Campanha e do Centro.
Perigo potencial entre o Centro e o Norte – alerta amarelo
A partir das 10h até, pelo menos, às 17h, há risco de tempestade entre o noroeste, parte do norte e do centro do Rio Grande do Sul, além da Região Metropolitana.
Há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm ao dia. Além disso, há a possibilidade de ventos intensos, entre 40 a 60 km/h, e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Perigo na Serra – alerta laranja
O aviso laranja tem início às 10h e é válido até as 18h, para a Serra e parte da Região Metropolitana. O Inmet alerta para a chance de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros no dia. Também pede atenção para ventos intensos, entre 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
A tendência para quinta-feira (03) é que a instabilidade continue na faixa centro-norte do Estado. No Oeste e no Sul, o sol volta a aparecer, e a temperatura permanece baixa devido ao avanço de uma massa de ar polar.
Temporal deve ser como o da última segunda-feira?
De acordo com o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMET/UFPEL), estão previstas pancadas de chuva e trovoadas pelo Estado. No entanto, os ventos devem ser menos intensos, em comparação ao registrado na última segunda-feira (31).
Fonte: GZH