Sincronize com a notícia

RS TERÁ SEMANA CHUVOSA E FRIA, COM RISCO DE TEMPORAIS E FORMAÇÃO DE NOVO CICLONE EXTRATROPICAL

Depois de um fim de semana de instabilidade, a segunda-feira (25) deve ser chuvosa no RS, em especial na Região Metropolitana e no Litoral Norte, com risco de temporais. Entre a terça (26) e a quarta-feira (27), um novo ciclone extratropical deve se formar em alto mar, próximo à costa gaúcha e de Santa Catarina.

Neste domingo (24), a Defesa Civil estadual publicou um alerta com vigência até as 10h de segunda-feira, para a Fronteira Oeste e Norte do RS. Segundo o órgão, nessas áreas há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem passar dos 80 km/h.

De acordo com a Climatempo, o ciclone que se forma na terça-feira deve-se a um aprofundamento da baixa pressão, que reforçará ainda mais as nuvens de temporais. A empresa de meteorologia ressalta que o sistema não se forma sobre o Rio Grande do Sul e também não atua diretamente no Estado, mas reforça a formação destas instabilidades, das nuvens carregadas, dos temporais e da ventania.

Áreas do Sul, Leste, Litoral, Região Metropolitana e Norte do Estado devem ficar em alerta. A tendência é que o ciclone se afaste já na quarta-feira.

Segundo a Climatempo, nos próximos cinco dias, os acumulados podem variar de 80 a 150 milímetros de chuva na Região Metropolitana, Litoral Norte, Serra e região central do Estado. No Sudoeste e Sudeste, a variação será de 50 a 80 milímetros. Já no Centro-norte, pode chover entre 40 e 80 milímetros.

Em Porto Alegre, onde o volume de chuva de setembro alcançou uma marca histórica, a instabilidade deve continuar. As temperaturas devem variar entre 15ºC e 19°C nesta segunda-feira.


Fonte: GaúchaZH