MUDOU A FORMA DE ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE DE SANTA BÁRBARA DO SUL
Seguindo as orientações da Portaria nº 161, de 10 de dezembro de 2024, do Ministério da Saúde, que trata do componente Vínculo e Acompanhamento Territorial, será implantado esse modelo de atendimento, que já funciona em todo o Brasil, nas Unidades de Saúde de Santa Bárbara do Sul.
Cada Unidade de Saúde tem um território, ou seja, uma população específica para atender.
Na área da saúde, a territorialização é um processo de reconhecimento da população, que permite identificar as condições de vida, saúde e suas necessidades. É uma ferramenta fundamental para o planejamento e a implantação de ações estratégicas de saúde para melhor atender a população.
Santa Bárbara do Sul conta com três Unidades de Saúde. Assim, os atendimentos ficaram divididos da seguinte forma:
- ESF Aparecida: Abrange os bairros Aparecida, Morada do Sol e o interior de Capão Alto e Pereira. Agentes comunitárias de saúde: Marina, Angelita, Julia e Ana Paula.
- ESF Zósimo Ribas: Abrange os bairros São José Operário, Juventude, Tiradentes, Fátima, Cohab e parte do bairro Morada do Sol. Agentes comunitárias de saúde: Cristiane, Denise e Suzi Cleia.
- ESF Central: Abrange os bairros Cerutti, Loeblein, Centro, Padroeira e a população do interior, exceto Capão Alto e Pereira. Agentes comunitários de saúde: Zenilda e Almir.
Assessoria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura Municipal – Beno Faveri e Vitor Lirio