Sincronize com a notícia

METADE SUL DO RIO GRANDE DO SUL GANHA NOVOS ALERTAS DE TEMPESTADE DO INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na manhã desta terça-feira (07), dois novos avisos de tempestade para o Rio Grande do Sul. O vermelho, que sinaliza grande perigo, é para o extremo sul do Estado. Já o laranja, de perigo, é para municípios do Sul, Campanha, Centro e Fronteira Oeste.

O alerta mais grave, válido até 10h de quarta-feira (08), abrange 20 municípios. Entre eles, estão Chuí, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. O Inmet chama atenção para chuva superior aos 100 milímetros em 24 horas, o que pode ser considerado um valor alto. Em Santa Vitória do Palmar, por exemplo, é normal chover 119,2mm em maio. Já em Rio Grande, essa média é mais baixa: 112mm. De qualquer forma, o valor esperado para o dia pode ultrapassar o habitual no mês inteiro.

Nessa região, também há chance de ventania, com rajadas que podem passar dos 100km/h, a qualquer hora do dia. O órgão também alertou para a possibilidade de queda de granizo, risco e danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Já o alerta laranja, válido até 12h de quarta-feira, é para quase 60 municípios gaúchos localizados na metade sul do Estado e sinaliza chance de chuva entre 60mm e 100mm por dia. A condição pode ser preocupante porque, em alguns municípios, o valor se aproxima da média climatológica de maio. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o comum para o mês é 118,3mm de chuva. 

O Inmet também alerta para o vento, que pode atingir velocidade entre 60km/h e 100 km/h, e para queda de granizo. A condição afeta municípios como Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Santa Maria, São Lourenço do Sul, Uruguaiana e Tapes, por exemplo.


Fonte: GZH