Sincronize com a notícia

INSTABILIDADE PERMANECE EM GRANDE PARTE DO RIO GRANDE DO SUL NESTA QUINTA-FEIRA

O tempo permanece instável em grande parte do Estado nesta quinta-feira (07). Uma área de baixa pressão que estava sobre o RS se afasta e dá origem a uma frente fria, o que  favorece a formação de nuvens carregadas no território gaúcho. Na Região Metropolitana, na Serra, no Norte e no Litoral Norte, a previsão é de chuva mais frequente ao longo do dia, intercalada com aberturas de sol. Já no Sul e na Campanha, a chuva será rápida e fraca, com o sol aparecendo entre nuvens. Na Fronteira Oeste, não chove e predomina o sol forte.

Os maiores volumes de chuva ocorrem no Noroeste, em municípios como Porto Xavier e Pirapó, totalizando 36 milímetros, o que representa até 24% da média mensal para dezembro na localidade. Em Porto Alegre, são esperados 13mm, o que representa 13% da expectativa para esta época.

Não são esperadas grandes mudanças na temperatura. A mínima será registrada pelos termômetros dos municípios de Pedras Altas, no Sul, e São José dos Ausentes, na serra gaúcha: 14ºC. Durante a tarde, a máxima ocorre Alto Feliz, no Vale do Caí, e Novo Tiradentes, no Norte: 31ºC. Na Capital, a variação térmica será entre 20ºC e 28ºC.

A sexta-feira (08) será marcada por uma virada no tempo. Isso ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão que inibe a formação de nuvens carregadas em todo o Rio Grande do Sul. Desta forma, não há expectativa de chuva em todo o Estado. O dia amanhece com bastante nebulosidade na Fronteira Oeste, na Campanha e na Região Metropolitana. Porém, ao longo do dia, o sol aparece entre nuvens. Ao amanhecer, a mínima do dia ocorre em Pedras Altas, no sul gaúcho: 11ºC. Já a máxima está prevista para Vicente Dutra, no Norte: 32ºC. Na Capital, a amplitude térmica é de 17ºC a 24ºC.


Fonte: GZH