Sincronize com a notícia

INMET EMITE DOIS ALERTAS DE TEMPESTADE PARA O RIO GRANDE DO SUL NESTA SEXTA-FEIRA

O Rio Grande do Sul amanheceu com dois alertas de tempestade e chuva intensa, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira (10). Os avisos abrangem dezenas de municípios gaúchos localizados no Sul, Centro, Fronteira Oeste, Região Metropolitana, Serra, Região dos Vales, Noroeste, Norte e Litoral Norte.

O aviso laranja, de perigo de tempestade, é para municípios como Anta Gorda, Bento Gonçalves, Campo Bom, Capão da Canoa, Cruz Alta, Estrela, Erechim, Feliz, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, entre outros. O órgão chama atenção para chuva volumosa, com alguns locais podendo registrar valores entre 50 e 100 milímetros durante o dia. O valor é preocupante porque pode se aproximar da média total de chuva esperada para o mês de maio em alguns locais.

Também há chance de vento intenso, com rajadas entre 60km/h e 100km/h, e queda de granizo. O Inmet chama atenção para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Nas cidades mais afetadas pelos temporais da última semana, a condição prevista pode significar ainda mais transtornos. O aviso é válido até as 18h de sexta-feira.

Já o alerta de perigo potencial é para chuva intensa e abrange dezenas de municípios em quase todo o Estado, com exceção de alguns locais na Região Sul, Campanha e Fronteira Oeste. Localidades pintadas de amarelo no mapa do Inmet podem registrar até 50mm de chuva durante o dia, ter rajadas de vento que variem entre 40km/h e 60km/h e queda de granizo. O aviso é válido até 23h59min de sexta-feira.

A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul desde a semana passada causou cheias de rios em diversas regiões e deixou mais de uma centena de mortos. Conforme o boletim mais recente da Defesa Civil estadual, divulgado ao meio-dia de sexta-feira (10), a chuva causou 116 mortes. Os efeitos da chuva causaram ferimentos a 756 pessoas. Há 143 desaparecidos.


Fonte: GZH