Sincronize com a notícia

FRENTE FRIA PROVOCA CHUVA E TRAZ QUEDA NA TEMPERATURA NESTA QUINTA-FEIRA

A quinta-feira (04) será de tempo instável em todo o Rio Grande do Sul. A formação de uma área de baixa pressão atmosférica, combinada com o ingresso de uma nova frente fria, intensifica a chuva no território gaúcho. Na Região Metropolitana, na Fronteira Oeste, nas Missões e na Região Central, a condição será de muita nebulosidade e chuva ao longo do dia. No Sul e na Campanha, o dia terá nuvens carregadas e chuva, mas não há possibilidade de temporal. Já na Serra e no Norte, o sol predomina, e a instabilidade aparece somente na segunda metade do dia.

Os maiores volumes de chuva estão previstos para municípios da Fronteira Oeste e da Campanha, como Uruguaiana, com 40 milímetros, e Bagé, com 36 milímetros, equivalentes a 21% e 24% da média esperada para estas regiões, respectivamente. Em Porto Alegre, são aguardados 20 milímetros, o que representa até 15% da expectativa para esta época.

A temperatura cai com a chegada da frente fria. Ao amanhecer, Pedras Altas, no Sul, e São José dos Ausentes, na Serra, vão registrar a mínima do dia: 14ºC. Durante a tarde, Vicente Dutra, no Norte, é quem marca a máxima: 37ºC. Na Capital, os termômetros variam entre 20ºC e 27ºC.

Na sexta-feira (05), a frente fria continua avançando pelo Estado, diminuindo ainda mais a temperatura. Na Região Metropolitana, nas Missões, no Norte e na Serra, o sol aparece entre muitas nuvens, com previsão de pancadas de chuva e possibilidade de temporal. Já na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sul, o sol predomina e não chove.

A mínima ocorre em Caçapava do Sul, na Campanha: 12ºC. Já a máxima será, novamente, em Vicente Dutra, no norte gaúcho: 31ºC. Na Capital, a variação térmica será de 18ºC a 23ºC.

Para o fim de semana, o tempo será dividido. No sábado (06), chove somente na Fronteira Oeste, no Norte e na Serra durante à tarde. A instabilidade chega no domingo (07), quando  há alerta para uma condição perigosa no Estado. Isso ocorre devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, que favorece o desenvolvimento de grandes áreas de instabilidade. Com isso, a previsão é de tempo severo, com condições para temporais e grandes volumes de chuva ao longo do dia, alcançando acumulados de até 150mm em grande parte do Estado.


Fonte: GaúchaZH