Sincronize com a notícia

FIM DE SEMANA SERÁ DE CALORÃO EM TODO O RS; TEMPERATURA PODE CHEGAR A 43ºC EM ALGUMAS CIDADES

A onda de calor predomina no Rio Grande do Sul neste fim de semana, quando devem ser registrados altos índices de temperatura. O sábado (16) deve ter máxima de 41ºC no Estado. Já no domingo (17), o calorão aumenta, atingindo 43ºC.

Ainda no sábado, a instabilidade persiste com pancadas isoladas de chuva à tarde na Região Metropolitana. No Litoral e na Região Sul a chuva também deve aparecer de maneira rápida e irregular. Na Serra Fronteira Oeste, devem ser registrados os maiores volumes de chuva.

O maior volume de chuva está previsto para municípios da Fronteira Oeste, como Uruguaiana Quaraí, com 21 milímetros, representando até 21% da média esperada para dezembro. Em Porto Alegre, a quantidade prevista é de 10mm, o que equivale a 8% da expectativa para a época.

Ao amanhecer, São José dos Ausentes, na serra gaúcha, registra a mínima do dia: 13ºC. A máxima ocorre em Alto Feliz, no Vale do Caí, atingindo 41ºC. Na Capital, a variação térmica será de 25ºC a 37ºC.

A temperatura permanece em elevação no domingo. Isso ocorre devido à aproximação de uma frente fria que intensifica o vento quente do interior do país. Há previsão de pancadas de chuva na Fronteira Oeste, na Campanha, na Região Central e no Sul do Estado. Nas demais regiões, tempo firme, com sol entre nuvens.

No domingo, os maiores volumes de chuva ocorrem novamente na Fronteira Oeste, em municípios como São Francisco de Assis e Santana do Livramento, com 32 milímetros, o equivalente a 31% da média aguardada para o mês.

A temperatura mínima será registrada em São José dos Ausentes, na serra gaúcha: 13ºC. Os termômetros de Quevedos e Pinhal Grande, na Região Central, e Alto Feliz, no Vale do Caí, marcam a máxima do Estado: 43ºC. Na Capital, a amplitude térmica é de 24ºC a 40ºC.

A segunda-feira (18) deve ser de tempo instável em grande parte do RS, com risco de temporal em todas as regiões. O dia será abafado, porém a temperatura diminui.


Fonte: GZH