Sincronize com a notícia

FIM DE SEMANA NO RS COMEÇA COM SOL, MAS VIRADA NO TEMPO DEVE TRAZER CHUVA E QUEDA NA TEMPERATURA

O fim de semana dos gaúchos será marcado por uma virada no tempo. No sábado (03), o deslocamento de uma nova frente fria contribuirá para o retorno da instabilidade sobre parte do Estado. Devido ao fenômeno, no domingo (04), a chuva se torna recorrente e a temperatura cai.

Neste sábado, haverá sol e calor em algumas regiões, mas a chuva já começa a aparecer. A Campanha e a Fronteira Oeste têm condições para períodos de precipitação fraca a moderada durante a tarde. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, durante o dia, o sol predomina e os termômetros terão elevação gradativa. O cenário muda à noite, com a chegada da chuva. Região Central, nas Missões e nos Vales, também terá chuva no fim do dia. O tempo estável permanece na Serra, no Norte e no Noroeste, com sol variando entre nuvens.

Entre os maiores acumulados do dia estão as cidades de Jaguarão, no Sul, e Westfália, no Vale do Taquari, com cinco milímetros. Isto equivale a 4% e 3%, respectivamente, da média histórica esperada para o mês de agosto nas localidades.

O escoamento de ar quente, presente desde a sexta-feira, seguirá conduzindo o aumento da temperatura nas regiões da Fronteira Oeste e das Missões. Já no litoral gaúcho, a elevação não terá elevação significativa.

Novo Tiradentes, no Norte, e Alto Feliz, no Vale do Caí, marcam a máxima do Estado: 32°C. Já a mínima ocorre em São José dos Ausentes, na Serra, com 9°C. Na Capital, a temperatura varia entre 18°C e 29°C.

No domingo, o avanço da frente fria segue deslocando a instabilidade sobre o Estado. Em todo o território gaúcho, a temperatura deve sofrer queda significativa.

Na Campanha, Fronteira Oeste, parte da Serra e Norte, haverá condições para episódios de chuva. Na Região Metropolitana, Região Central e nas Missões, o tempo será chuvoso, com expectativa de volumes mais expressivos e condições para tempestade.

Em Vitória das Missões, nas Missões, Vila Nova do Sul, na Região Central, e Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, estão previstos os maiores acumulados, com 50 milímetros. Isso equivale a 48%, 43% e 39%, respectivamente, da média histórica para o mês. Em Porto Alegre, são esperados 30 milímetros, o que representa cerca de 24% da média mensal para o período.

A temperatura mínima do RS ocorre em Pedras Altas, no Sul, com 7°C. Em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no Norte, a máxima deve ser registrada: 29°C. Na Capital, os termômetros variam de 15°C a 22°C.


Fonte: GZH