Sincronize com a notícia

FIM DE SEMANA DE CARNAVAL SERÁ DE CALORÃO E AVANÇO DE INSTABILIDADE PELO RS

O fim de semana de Carnaval será marcado pelo avanço da instabilidade no Rio Grande do Sul. No sábado (09), apesar do predomínio do sol durante o dia, são esperadas pancadas de chuva na segunda metade do dia em praticamente todo o RS, com intensidade moderada a forte. Não chove apenas no Litoral Norte, onde o tempo é firme. Já no domingo (10), o clima permanece semelhante, porém a temperatura deve cair em algumas regiões.

A chuva virá em pancadas isoladas no sábado, mas alcançará grande parte do território gaúcho. Os maiores volumes,  30 milímetros, estão previstos para Serra, Fronteira Oeste, Norte e Vale do Taquari. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, por exemplo, esse valor representa 20% do esperado para o mês de fevereiro.

A temperatura segue em elevação no sábado. A mínima será registrada em São José dos Ausentes, na Serra: 14ºC. A máxima, 39ºC, ocorre na Região Central, em Pinhal Grande e Quevedos; no Vale do Taquari, em São José do Sul; na Serra, em Coronel Pilar; e no Vale do Caí, em Alto Feliz. Em Porto Alegre, os termômetros oscilam entre 23ºC e 36ºC.

O domingo será marcado pelo deslocamento de uma frente fria que reforça a instabilidade em quase todo o RS. Dessa forma, está prevista chuva volumosa na Fronteira Oeste, na Região Central e na Campanha. Na Serra e no Litoral Norte, o tempo é firme; enquanto nas demais regiões, pancadas de chuva são esperadas ao final do dia.

Os maiores volumes do Estado serão de 24 milímetros e ocorrem na Fronteira Oeste e no Noroeste. Em Alegrete, na Fronteira Oeste, esse valor corresponde a 15,5% do previsto para o mês.

A temperatura cai em algumas regiões no domingo, porém a sensação de calorão permanece em quase todo RS. A mínima será de 13ºC e ocorre, novamente, em São José dos Ausentes, na Serra. A máxima alcança os 41ºC e será registrada em Alto Feliz, no Vale do Caí. Na Capital, a variação térmica será entre 24ºC e 38ºC. 

Na segunda-feira (12), uma frente fria avança sobre o Estado trazendo diminuição na temperatura.


Fonte: GZH