FIM DE SEMANA COMEÇA COM ALERTA DE TEMPESTADE E ONDA DE CALOR NO RS
O final de semana será de avanço das áreas de instabilidade pelo Rio Grande do Sul, influenciado pelo aumento das temperaturas e da umidade. O sábado (18) deve começar com céu parcialmente encoberto e a chuva aparece no decorrer das horas.
Conforme informações da Climatempo, haverá uma maior formação de nuvens no Norte e Leste gaúcho, que percorre a Serra, o Litoral, a Região Metropolitana e o Sul. Em alguns municípios dessas áreas, haverá condições para pancadas de chuva irregulares, com chances de virem acompanhadas por raios e rajadas de vento.
— É uma situação típica de verão, em que temos chuva principalmente durante a tarde. Temos um forte aquecimento durante o dia, seguido pela formação dessas nuvens de chuva, que produzem pancadas isoladas. Podemos ter um grande volume de precipitação em um curto espaço de tempo, trovoadas e até queda de granizo. Essa condição deve persistir para o final de semana — diz Henrique Repinaldo, meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Áreas das Missões e da Fronteira Oeste seguem com destaque para as altas temperaturas e tempo mais aberto. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a ocorrência de onda de calor. Em Uruguaiana, o termômetro poderá chegar aos 37ºC.
No domingo (19), o desenvolvimento de uma área de baixa pressão próximo ao Rio Grande do Sul deve espalhar a chuva por todo território gaúcho, incluindo a Fronteira Oeste e a região das Missões.
É alto o risco para temporais em diversos pontos, especialmente em municípios localizados entre a Campanha gaúcha e o extremo Sul do Estado.
A tendência é que a semana comece com alívio das temperaturas, já que haverá a entrada de uma nova frente fria. A nebulosidade continua presente e os núcleos de chuva devem ganhar força.
Fonte: GZH