Sincronize com a notícia

FERIADÃO DE 7 DE SETEMBRO SERÁ MARCADO POR CHUVA NO RIO GRANDE DO SUL

O feriadão de 7 de Setembro será marcado pela chuva no Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, nesta quinta-feira (07), deve haver precipitações em todo o Estado. As regiões noroeste, centro-sul e oeste do RS estarão em situação considerada como de perigo. Mas há previsão de temporais nas outras áreas. Segundo especialistas, setembro será marcado por períodos de chuva forte no RS.

A circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera vai trazer ainda mais umidade para o Estado, formando nuvens de temporais. O risco de novos transtornos é alto, segundo a Climatempo, principalmente nas regiões que já foram afetadas pela chuva do final de semana e de segunda-feira. 

Entre quinta e sexta-feira (08), uma área de baixa pressão estará em formação na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, conforme Henrique Repinaldo, meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel). Nesse processo, que se intensificará, deve chover durante a noite e a madrugada, sobretudo no oeste do Estado e nas regiões Sul e Campanha.

Na sexta-feira, um novo ciclone extratropical deve se formar no Uruguai, mas sem se deslocar pelo RS. Ele se afastará do continente em direção ao oceano, porém, nesse processo de formação, provocará bastante chuva, principalmente na metade sul do Estado, no início do dia. À medida que se afasta, impulsionará uma frente fria pelo RS. Com o deslocamento, áreas de instabilidade se espalharão, afetando as regiões da metade norte.

Devido à passagem dessa frente fria, os maiores acumulados devem ficar na metade sul – serão mais expressivos, mas nada comparado ao que foi registrado nos últimos dias, conforme Repinaldo –, entre 50mm e 100mm. Já na metade norte, haverá chuva, de menor expressão. Deve chover principalmente no Noroeste, na região de Três Passos e da fronteira com a Argentina. Os volumes ficarão entre 30mm e 50mm. Porém, como a região já está com rios e solos saturados, qualquer precipitação é preocupante, alerta o meteorologista.

No Norte, Nordeste e Região  Metropolitana, deve chover menos, mas há possibilidade de temporal ou queda granizo isolado.

No sábado (09), a chuva segue na Região Norte, Litoral Norte e em Porto Alegre, de acordo com a Climatempo. No sul do RS, o sol predomina. No domingo (10), a chuva perde força, e o tempo deve ser firme em toda a faixa leste, sul e nordeste do RS. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer à tarde e à noite no centro, norte e oeste do Estado.

Preocupação com a região mais afetada

O Vale do Taquari, região devastada pelas enchentes, terá chuva volumosa entre quinta e sábado, segundo a Climatempo. É prudente manter o cuidado, considerando que a zona já está vulnerável, ressalta Repinaldo:

— Os modelos têm mostrado que não vai ser a região em que mais vai chover, mas choverá em outros rios que desembocam lá.

O meteorologista Marcelo Schneider, coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informa que a chuva não deve atingir um volume tão alto na região, com valores máximos entre 50mm e 70mm, mas reforça que há preocupação.

— Pode causar um impacto justamente pelos fatores como solo encharcado, nível alto dos rios, e pelo aspecto do vento — afirma Schneider, alertando para perigos com placas e destroços nas ruas devastadas da região, além de raios ou granizo.

O Inmet emitiu dois avisos laranja de perigo no Estado, com início às 21h desta quarta-feira e fim às 23h59min de quinta. Um deles alerta para ventos costeiros no litoral gaúcho. O outro, válido para o sul, fronteira oeste e parte da região central do RS, destaca o risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Pode haver ainda corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.


Fonte: GaúchaZH