CONFIRMADO NO RS O PRIMEIRO CASO DE INFLUENZA AVIÁRIA EM GRANJA COMERCIAL DO BRASIL
O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou nesta sexta-feira (16) a detecção de um caso de influenza aviária em aves comerciais do Estado. Trata-se do primeiro caso encontrado em granjas comerciais do Brasil. Em razão disso, foi decretado estado de emergência zoossanitária por 60 dias.
Segundo a pasta, o caso da doença foi detectado em Montenegro, no Vale do Caí. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que foi encontrado inicialmente a doença em 35 animais da granja.
Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa, mas não havia foco em aves comerciais no Brasil.
O governo alerta que não existe risco de transmissão da doença pelo consumo da carne ou de ovos, mas traz importante impacto financeiro para o Rio Grande do Sul.
A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do detalhou as medidas que estão sendo tomadas neste momento:
- Isolamento da área em Montenegro
- Eliminação das aves restantes, para que seja iniciado o protocolo de saneamento da granja
- Investigação complementar em raio inicial de 10 quilômetros da área de ocorrência do foco e de possíveis vínculos com outras propriedades.
Este é o primeiro foco em aves comerciais, mas pelo menos casos da doença já haviam sido detectados em aves silvestres. O primeiro deles foi em maio de 2023, na Estação Ecológica do Taim, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no sul do Estado.
Fonte: GZH