CONFIRA AS ALTERAÇÕES NOS ATENDIMENTOS DE SAÚDE EM SANTA BÁRBARA DO SUL
Realizada na manhã de quarta-feira (30), no Plenário Dovilio Pompeo Pasinato da Câmara de Vereadores de Santa Bárbara do Sul, reunião explicativa para falar como funciona a rede SUS que envolve a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Bárbara do Sul, Hospital Santa Bárbara Beneficente – HSBB e as referências de competência do Estado do Rio Grande do Sul.
Participou da reunião, a Vice-Prefeita Marivane Basanella Kuhn, Secretário de Saúde, Eberson José Saggioratto (Neco), administrador do Hospital Santa Bárbara Beneficente – HSBB, Daniel Rubens Griep, Presidente do Poder Legislativo de Santa Bárbara do Sul vereador Paulo Sérgio Gonçalves (Pika), vereadores, médicos e funcionários da saúde.
A reunião iniciou com apresentação do Secretário (Neco), trazendo os horários e serviços das Unidades Básicas de Saúde, que a partir de hoje (1º) passam a ter mudanças.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Aparecida terá horário estendido para atendimento das 7h às 18h. A UBS Central e UBS Zósimo Ribas das 7h às 17h. As UBSs atendem todos os casos de assistência à saúde de baixa e média complexidade. Todos os pacientes que necessitarem atendimento deverão procurar as UBSs (postos de saúde) para receber o primeiro atendimento, inclusive casos de pequenos cortes que necessitam realizar pontos. Todos os primeiros atendimentos serão nas unidades de saúde. Após esse atendimento nos postos, a equipe, se necessário, irá fazer contato com o Hospital para encaminhar esse paciente.
Em caso de consultas de rotina e não urgências, todas as pessoas deverão procurar as Unidades de Saúde.
Em continuidade aos assuntos tratados, o administrador do HSSB Daniel, destacou como são realizados os atendimentos no hospital que se iniciam pela triagem. A triagem é um método eficaz para definir a prioridade do atendimento. O Protocolo de Manchester é um dos métodos de triagem mais eficazes do mundo, através dele é possível permitir que os atendimentos hospitalares sejam realizados de maneira muito mais rápida, eficaz e de forma justa. Na classificação de risco, o paciente recebe uma identificação através de cores, que vai determinar a sua condição e a ordem do atendimento. Geralmente, a classificação de risco é realizada por um profissional da enfermagem.
Na cor vermelho, os pacientes necessitam de atendimento imediato. Já a cor amarela é para pacientes que necessitam de atendimento rápido mas podem aguardar até 1 hora. A cor verde é de pouca urgência, com baixo risco de agravo imediato à saúde, os pacientes podem aguardar até 2 horas para atendimento. E na cor azul, é atendimento não urgente, podem aguardar até 4 horas para atendimento, sem risco imediato de agravo à saúde.
Além disso, das 18 as 7h de segunda a sexta feira, sábados, domingos e feriados o Hospital disponibilizará o plantão médico presencial durante as 24h do dia. Nos pontos facultativos que o Município vier a fazer e que as UBSs estarão fechadas o hospital trabalhará no sistema de sobreaviso médico atendendo a população nas urgências e emergências e conforme o protocolo.
Importante ressaltar, que em caso de algum impasse, é fundamental procurar à direção do Hospital para reclamações, críticas ou informações para que seja resolvido o mais rápido possível. Ainda ficou definido que será afixado na sala de recepção do HSBB os telefones para contato do Administrador do Hospital Daniel, Secretário de Saúde Neco e Vice-Prefeita Marivane para qualquer necessidade que venha a ocorrer dentro do Hospital.
TELEFONES PARA CONTATO
- UBS Aparecida (55) 3372-1212
- UBS Central Olívio Polydoro Pinto (55) 3372-1617
- UBS Zósimo Ribas (55) 3372-1011
- Secretaria de Saúde (55) 3372-3800
- Hospital Santa Bárbara Beneficente (55) 3372-1202 ou 1141
- Administrador do HSBB, Daniel Rubens Griep (54) 98107-8104
- Secretário de Saúde Neco (55) 99952-4052
- Vice Prefeita Marivane (55) 99600-4806
Texto e fotos: Portal Assinck