Sincronize com a notícia

CICLONE SE FORMA NO OCEANO E PROVOCA VENTO DE ATÉ 80 KM/H NO LITORAL DO RS NESTA QUARTA-FEIRA

A ação de um ciclone extratropical no oceano deixa o Litoral do RS em alerta nesta quarta-feira (27). De acordo com a Climatempo, as rajadas de vento na costa gaúcha devem atingir até 80 km/h, principalmente no Litoral Norte. Vale destacar que esse ciclone não vai chegar em nenhuma área do Estado, permanecendo apenas em alto mar.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido das 6h às 23h59min desta quarta-feira, para risco de forte vento em toda a extensão do Litoral. O órgão chama atenção para o fato de que construções sobre as dunas de areia estão sob risco. Também foi emitido um alerta amarelo, válido até às 10h, para o risco de temporal no Litoral Norte, no Norte, na Serra e em parte da Região Metropolitana. Existe baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

A ação de uma frente fria associada ao ciclone no oceano forma pancadas de chuva, que atingem boa parte do Estado. A precipitação mais intensa ocorre no Norte, sendo que existe o risco de temporal.

Na Região Metropolitana, no Sul, no Litoral e na Serra, as pancadas de chuva ocorrem entre períodos de céu nublado. O tempo fica firme em áreas como a Fronteira Oeste, o Noroeste e em parte da Campanha. A partir da tarde, a chuva deve parar na Região Central.

O tempo volta a firmar em grande parte do Estado na quinta-feira (28), com sol entre nuvens predominando na maior parte das regiões. Contudo, ainda existe chance de chuva no Norte, mas as pancadas vão ser de fraca intensidade e acompanhadas de descargas elétricas. Na Fronteira Oeste, existem condições para névoa na primeira metade do dia. A mínima, 2°C, ocorre em São José dos Ausentes, na Serra. A máxima vai ser registrada em Novo Tiradentes, no Norte: 27°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 11°C e 19°C.


Fonte: GZH