Sincronize com a notícia

CICLONE EXTRATROPICAL DEVE CAUSAR CHUVA VOLUMOSA E VENTO DE MAIS DE 100 KM/H NO RS NESTA SEXTA-FEIRA

O ciclone extratropical segue atuando na costa sul do Brasil. Por isso, estão previstas pancadas de chuva em quase todo o território gaúcho nesta sexta-feira (16). A chuva deve ser volumosa, com risco de temporal, na Região Central, no Noroeste, na Região Metropolitana, no Litoral Norte e na Serra. Segundo a Climatempo, as pancadas devem ser registradas durante o dia, mas o tempo deve começar a firmar à noite. Para o Litoral Sul, a previsão é de céu nublado com alguns chuviscos ao longo do dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, válido até as 15h desta sexta-feira, para o risco de temporal no Rio Grande do Sul. O comunicado indica que as áreas mais afetadas vão ser a Região Metropolitana, o Litoral Norte e parte da Serra. A chuva vai ser volumosa e o vento pode superar os 100 km/h. Existe grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e transtornos no transporte rodoviário.

A quinta-feira já foi de chuva intensa no RS, também em efeito pelo ciclone extratropical.

As temperaturas seguem baixas nesta sexta. A mínima, 4°C, ocorre em São José dos Ausentes, na Serra. Já a máxima está prevista para Camaquã, no Sul, e em Alto Feliz, no Vale do Caí: 21°C. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 17°C.

A perspectiva é de que o tempo comece a firmar na maior parte do RS a partir do sábado (17), quando a instabilidade deve atingir apenas alguns pontos da Serra e do Litoral Norte. A mínima, 3°C, deve ser registrada em Pedras Altas, no Sul, e em São José dos Ausentes, na Serra. A máxima, 21°C, está prevista para Novo Tiradentes, no Norte. Na Capital, a variação térmica fica entre 10°C e 17°C.

Segundo a Climatempo, a tendência é de que no domingo (18) seja registrada geada em grande parte do Estado devido ao avanço de uma massa de ar polar.


Fonte: GaúchaZH