Sincronize com a notícia

CHUVA PREDOMINA EM TODO O RIO GRANDE DO SUL NESTA QUINTA-FEIRA

Fortes pancadas de chuva vão predominar em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (13). Isso ocorre devido a atuação de um ciclone extratropical, que teve alerta vermelho emitido pelo Inmet nesta quarta-feira (12), e que vale até 12h desta quinta. De acordo com a Climatempo, o fenômeno deve ser mais intenso na primeira metade do dia, entre a madrugada e a manhã. As áreas que devem ser mais afetadas pela instabilidade são a Região Central, o Sul, o Litoral, a Serra, a Região Metropolitana, a Campanha e parte do Norte.

Segundo estimativas da Climatempo, os acumulados podem atingir até 60 milímetros de chuva em cidades como São Lourenço do Sul, Viamão e Rio Grande. Em Porto Alegre, a perspectiva é de que a precipitação atinja um volume de 48mm, o que representa cerca de 33% do esperado para o mês.

As únicas áreas fora do alerta do Inmet são a Fronteira Oeste e parte do Noroeste e do Norte. Nas demais regiões do Estado, há risco de danos em edificações, cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. Os acumulados de chuva nessas regiões pode passar dos 100 mm, e o vento chegar atingir até 100 km/h.

Com a chuva e o vento, as temperaturas voltam a ficar mais baixas em todo o território gaúcho. Inclusive, existe a risco de neve na Serra entre a noite de quinta e a manhã de sexta-feira (14). A mínima deve ser registrada em São José dos Ausentes, na Serra: 1°C. Já a máxima, 21°C, está prevista para Novo Tiradentes, no Norte. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 10°C e 17°C.

Na sexta-feira (14), a tendência de é que o tempo fique firme na maior parte do Estado. Isso porque o ciclone deve se deslocar em direção ao oceano. No entanto, o dia ainda deve começar chuvoso em pontos na Região Metropolitana e no Litoral. A mínima, -1°C, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra. A máxima ocorre em Novo Tiradentes e Vicente Dutra, no Norte: 18°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 10°C e 15°C.


Fonte: GaúchaZH