Sincronize com a notícia

CHUVA PREDOMINA EM PARTE DO RS NESTA SEXTA-FEIRA; HÁ RISCO DE TEMPORAL EM ÁREAS DA METADE NORTE

Instabilidade e risco de temporal predominam na Metade Norte do território gaúcho nesta sexta-feira (06). De acordo com a Climatempo, essa situação ocorre devido a formação de uma área de baixa pressão atmosférica na região. Não existe previsão para chuva em áreas como a Campanha e o Litoral Sul. Nessas regiões, o céu deve ficar nublado.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta laranja, válido das 3h às 23h59min desta sexta-feira, para risco de temporal no RS. O indicador contempla áreas como a Região Metropolitana, o Norte, a Serra, o Litoral Norte e parte da Região Central e do Noroeste. Dessa forma, existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos no RS. 

Segundo a Climatempo, os maiores volumes de chuva do dia, 60 milímetros, vão ser registrados em, ao menos, 10 municípios gaúchos. Isso representa entre 25% e 32% na média para o mês. Em Porto Alegre, estão previstos 24mm de chuva, o que significa 15% do esperado para outubro.

A temperatura ao longo desta sexta-feira deve ser mais baixa do que as registradas nos últimos dias. A mínima está prevista para Pedras Altas, no Sul: 4°C. Já a máxima, 31°C, vai ser marcada em Vicente Dutra, no Norte. Na Capital, os termômetros variam entre 12°C e 22°C.

instabilidade deve persistir no Estado ao longo do sábado (07). Ainda há risco de temporal no Norte, enquanto que na Fronteira Oeste, na Região Central e na Região Metropolitana, as pancadas de chuva seguem ao longo do dia inteiro.  No Sul, pode chover pontualmente em algumas áreas. A única região com previsão de tempo firme é a Campanha.

A mínima, 6°C, ocorre em Pedras Altas, no Sul. A máxima, 27ºC, será registrada em Quevedos e Pinhal Grande, ambas na Região Central. Em Porto Alegre, a temperatura fica entre 16°C e 20°C.


Fonte: GZH