Sincronize com a notícia

CHUVA E TEMPERATURA BAIXA PREDOMINAM DURANTE O FERIADO DE NOSSA SENHORA APARECIDA NO RS

A instabilidade segue predominando no território gaúcho durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida nesta quinta-feira (12). As pancadas de chuva mais intensas ocorrem na metade norte do RS, sendo que também podem ser registradas rajadas de vento de até 70 km/h e queda de granizo. A precipitação mais volumosa deve ocorrer na primeira metade do dia, com garoa à tarde e à noite. Em parte da Campanha e da Fronteira Oeste, o tempo fica firme o dia inteiro.

A maior quantidade de chuva do dia, será de 60 milímetros, em alguns municípios do Norte. Esse montante representa entre 25% e 28% na média para outubro, dependendo da cidade. Em Porto Alegre, a precipitação vai atingir 24mm, o que representa 15% do esperado para todo o mês.

Devido a alta nebulosidade, que diminui a ação dos raios solares, a temperatura vai ficar mais baixa no Estado. A mínima vai ser marcada pelos termômetros de Caçapava do Sul, na Região Central: 4°C. Já a máxima, 24°C, ocorre em Vicente Dutra, no Norte. Em Porto Alegre, a temperatura fica entre 14°C e 17°C.

Inmet e Sema têm alertas de temporal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido até as 10h desta quinta-feira, para risco de temporal em parte do RS. O marcador destaca que as áreas de maior risco são a Serra, o Norte e o Litoral Norte. Dessa forma, a chuva pode chegar a 100mm  ao dia e as rajadas de vento podem atingir até 100 km/h nessas regiões. Em termos de comparação, em Porto Alegre a média para todo o mês de outubro é de 153mm e para o Norte e Noroeste é de 260mm. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul divulgou um alerta para risco de temporal em grande parte do território gaúcho na quinta-feira. A instabilidade ocorre devido a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica no Estado. Também existe a chance de queda de granizo e fortes rajadas de vento durante a instabilidade. As áreas de maior risco são a Região Metropolitana, a Região Central, o Norte, o Noroeste, o Litoral Norte e a Serra.

O tempo deve voltar a firmar na maior parte do RS na sexta-feira (13), mas ainda pode garoar na Serra. Uma massa de ar frio vai se estabelecer no Estado, deixando a temperatura mais baixa. Inclusive, há risco de geada em parte da Campanha e de névoa na Fronteira Oeste e na Região Central. A mínima, 1°C, vai ser registrada novamente em Caçapava do Sul, na Região Central. Já a máxima será marcada em Novo Tiradentes, no Norte: 23°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 12°C e 19°C.


Fonte: GZH