Sincronize com a notícia

CHUVA ATINGE GRANDE PARTE DO RS NESTA QUINTA-FEIRA E CINCO REGIÕES TÊM ALERTA DE TEMPESTADE

O tempo permanece instável no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (16). A passagem de uma nova frente fria, associada à atuação da baixa pressão sobre o Paraguai, faz com que a chuva se intensifique em grande parte do Estado. A Região Metropolitana é uma das cinco com risco de tempestade e fortes rajadas de vento. Na Região Central, no Sul e no Litoral Sul, a chuva dá uma trégua e o sol aparece entre nuvens ao longo do dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a Região Metropolitana, o Norte, o Noroeste, a Serra e o Litoral Norte até as 19h desta quinta-feira. O aviso indica perigo de temporal, com até 100mm de chuva no dia, e vento de até 100km/h. Em Pinto Bandeira, na Serra, por exemplo, a chuva desta quinta-feira corresponde a quase 50% do volume esperado para o mês de novembro no município.  Além disso, há risco de queda de granizo, alagamentos e descargas elétricas.

As regiões que apresentam maior quantidade de chuva são a Serra, o Norte, o Noroeste, o Vale do Rio Pardo e o Vale do Taquari. Em Porto Alegre, são esperados 48 milímetros de precipitação, valor que representa cerca de 35% da média para todo o mês. A recomendação da Defesa Civil de Porto Alegre é para que a população evite transitar nas ruas até o final do alerta. 

Pouca coisa muda na temperatura do Rio Grande do Sul. A máxima do Estado, 31ºC, ocorre em Quevedos, na Região Central, enquanto a mínima, 13ºC, é prevista em Pedras Altas, no Sul. Na Capital, a temperatura varia entre 20ºC e 26ºC.

A sexta-feira, no Norte, será de tempestade e fortes rajadas de vento. Nas demais regiões, haverá fortes pancadas de chuva concentradas, principalmente, no período da tarde. A exceção fica para a Campanha e o Sul do Estado em que o tempo permanece firme durante o dia. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17ºC e 27ºC. 


Fonte: GZH