ALÍVIO COM OS DIAS CONTATOS: NOVA MASSA DE AR QUENTE DEVE ATINGIR O RS NA PRÓXIMA SEMANA
Iniciada no domingo (09) e celebrada por muitos gaúchos, a trégua no calorão está com dias contados. Isso porque uma nova massa de ar quente deve atingir o Rio Grande do Sul na próxima semana, trazendo novamente máximas acima dos 35°C.
A previsão ainda não é capaz de apontar, contudo, qual será a duração dessa massa de ar. Podem ser dois dias mais quentes, com máximas altas pontuais, ou um período um pouco mais prolongado, com termômetros elevados em todo o RS. Para ser considerada uma onda de calor, a temperatura tem que permanecer 5°C acima da média por mais de cinco dias.
Semana de alívio
Mas até o retorno do calorão, os gaúchos poderão aproveitar uma temperatura mais amena — com algumas exceções — ao longo de uma semana. O estabelecimento de um ar mais frio sobre o Estado, com rajadas de vento vindas do Sul, deve permanecer nos próximos dias.
A chuva retornou nesta terça-feira (11) principalmente na metade Norte, incluindo a Serra e parte da Região Metropolitana.
No Oeste e na região da Campanha, a terça-feira deve ser mais quente, já que o sol predomina e o ar estará mais seco. Isso favorecerá, portanto, uma grande amplitude térmica durante o dia, com máximas se aproximando dos 30°C em cidades como Uruguaiana e Alegrete.
Instabilidade
O cenário de tempo mais instável avança para o restante do Rio Grande do Sul na quarta-feira (12), quando uma nova frente fria se aproxima do território gaúcho. Antes, há um novo aquecimento e as máximas podem passar um pouco dos 30°C, especialmente no Oeste e no Noroeste.
— A frente fria deve trazer esse tempo mais instável entre quarta e quinta-feira (13) para uma região que antes estava com tempo mais frio, que é a fronteira com o Uruguai, o Centro e o Sul. Mas é pouca chuva, com acumulados baixos, inferiores a 15 milímetros na maioria das localidades — esclarece o meteorologista.
Na quinta-feira (13), a frente fria avança e traz um novo declínio na temperatura, sobretudo no começo do dia.
Na sexta-feira (14), por exemplo, as mínimas devem ficar abaixo de 15°C em grande parte do Estado, enquanto as máximas permanecem perto dos 25°C. Nas áreas próximas à Argentina, os termômetros podem se aproximar dos 30°C, ficando entre 28°C e 29°C.
Fonte: GZH