Sincronize com a notícia

NOVA MASSA DE AR FRIO DEVE MANTER A TEMPERATURA BAIXA NO ESTADO ATÉ A PRÓXIMA SEMANA

Uma massa de ar frio que avança pelo Rio Grande do Sul deve manter a temperatura baixa em boa parte do território gaúcho pelo menos até o fim da próxima semana. Conforme as previsões de meteorologistas, o frio deve aumentar especialmente entre segunda (08) e terça-feira (09). A previsão é de temperatura de -4°C na Fronteira Oeste.

— Temos a perspectiva de uma nova intensificação dessa massa de ar frio. A gente vai ter vento sul neste começo de semana, e aí a expectativa é que segunda e terça tenhamos temperaturas bem baixas — afirma o meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Murilo Lopes.

Também conforme Lopes, essa nova massa de ar frio e mais seco vem na esteira da frente fria que atingiu o Estado e trouxe chuva na última semana, e que agora já se deslocou para o oceano, afastando a possibilidade de chuva significativa nos próximos dias para o norte gaúcho. Como essa nova massa de ar frio vem da Argentina e do Uruguai, as regiões sul e sudoeste do Estado devem ter as menores temperaturas nos próximos dias.

— O centro desse ar frio deve estar mais restrito, mais próximo à Argentina e ao Uruguai. Logo, assim como aconteceu nessa última semana, a gente vai ter as áreas do centro para o sul do Rio Grande do Sul com as menores temperaturas, mas as outras localidades do Estado também terão temperaturas baixas. Nas regiões da fronteira, vamos ter condições para temperaturas negativas nos próximos dias, e também previsão de forte geada — reforça o meteorologista, projetando que a região de Quaraí poderá registrar até -4°C na próxima terça-feira.  

Em Porto Alegre e nas cidades vizinhas à Capital, a temperatura também deve seguir baixa nos próximos dias. Contudo, não está prevista chuva significativa para a região no período. — Porto Alegre vai ter temperaturas baixas, prevemos máximas que vão chegar a cerca de 15°C. Mas a Região Metropolitana vai ter uma condição de tempo mais firme — acrescenta Lopes.

Ainda de acordo com o meteorologista da UFSM, o frio deverá permanecer intenso no Rio Grande do Sul até pouco depois de meados deste mês. Na segunda quinzena, Murilo Lopes projeta que as temperaturas voltarão a subir no Estado, até de forma atípica.

— A gente tem ainda a perspectiva de uma nova massa de frio para o outro final de semana. Depois, a gente vai ter essas massas de ar mais frias se deslocando para o oceano, e aí o retorno do ar mais quente, a partir do dia 16, 17. A expectativa é de que a segunda quinzena seja sob temperaturas mais altas, em alguns casos até com calor, inclusive, com dias mais frequentes de temperaturas acima de 20°C, 25°C — destaca.


Fonte: GZH