Sincronize com a notícia

27 DE SETEMBRO É O DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

No esforço de conscientizar a população sobre a necessidade de doar órgãos é que setembro foi estabelecido como o mês de incentivo à doação de órgãos com datas alusivas, como o Dia Nacional da Doação de Órgãos em 27 de setembro. A doação de órgãos e tecidos é um ato grandioso e que pode salvar inúmeras vidas, e para muitos que estão gravemente doentes, o transplante significa um renascer, uma nova vida e a esperança por dias melhores.

O Tabelionato de Notas de Santa Bárbara do Sul, juntamente com apoio de entes públicos e veículos de comunicação local, estão lançando a campanha “Setembro Verde – Seja um Doador de Órgãos, salve vidas e compartilhe amor”.

Nesta quarta-feira, 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, haverá o evento oficial em frente ao Tabelionato, com entrega de Escrituras de Declaração de Doação de Órgãos previamente encaminhadas, bem como, para aqueles que desejarem fazer sua declaração na hora. Será às 18h, em frente ao Tabelionato, na Avenida Coronel Victor Dumoncel, nº 767, centro de Santa Bárbara do Sul.

Destaca-se que um único doador de órgão pode salvar oito vidas. Confira quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de um doador falecido: Coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões.

Entretanto, cerca de 40% das notificações de mortes encefálicas (que caracterizam a morte do individuo) não são aproveitadas para transplantes no Estado pela falta de autorização familiar. Para reduzir esse impasse, pessoas interessadas em se tornar doadores voluntários de órgãos e tecidos podem manifestar esta intenção prévia de forma expressa, formal e gratuita junto aos tabelionatos de notas. O objetivo é facilitar as doações, incentivar que as famílias respeitem o desejo do doador e agilizar os trâmites prévios, elevando o número de transplantes.

Para manifestar a vontade de ser um doador de órgãos é bastante simples:

  • Passo 1 – O cidadão se dirige ao Tabelionato de Notas e solicita a realização da Escritura Pública Declaratória com natureza de doação de órgãos.
  • Passo 2 – O Tabelionato de Notas, quando do envio dos selos ao TJRS, também estará fornecendo para a Central Notarial de Doação de Órgãos, o espelho da Escritura Pública Declaratória de Doação de Órgãos, contendo o nome, CPF do doador e o contato do familiar indicado para autorização a doação.
  • Passo 3 – Os médicos da Central de Transplantes do RS e demais autoridades públicas autorizadas, sempre que diante de um paciente, possível doador de órgãos, acessarão à Central Notarial de Doação de Órgãos gerida pelo CNB/RS a fim de averiguar se este se encontra na lista de doares, e sendo o caso, na própria Central, terão acesso a uma cópia da Escritura e utilizarão como mais um instrumento de convencimento para que a família autorize a doação.

Destaca-se que o ato notarial (escritura pública de doação de órgãos) é realizada de forma totalmente gratuita, sendo uma forma de contribuição dos Tabelionatos de todo o país com a campanha e colaborar com a comunidade.


Portal Assinck